PERGUNTAS MAIS FREQUENTES EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

perguntas sobre entrevista de emprego, dicas sobre entrevistas de emprego. o que fazer em uma entrevista de emprego. primeira entrevista de empergo.
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Olá ninos e ninas!

No momento estou a procura de emprego, assim como você, que acredito ter vindo neste artigo pelo mesmo motivo. Ao realizar várias pesquisas sobre o assunto resolvi compartilhar com vocês amados leitores perguntas que são mais questionadas em uma entrevista de emprego.

Aconselho você lê-las e realizar várias atividades em sua casa com as mesmas.

Minhas dicas são: escreva em pedaços de papel as perguntas e peça para alguém entrevistar você; faça um pate bola com o espelho, para vê sua postura e reações sobre as perguntas diante do espelho; escreva as respostas e depois as leia e faça melhorias caso necessário.

Vamos as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego.

1- Me conta como você começou a trabalhar?

O interlocutor quer saber como foi seu primeiro trabalho. O início de tudo e suas conquistas e dificuldades ante a elas.

Aqui você conta a história como realmente ela é. Não importa qual foi sua primeira profissão. Caso tenha vergonha de cita-lá por algum motivo em especial, como por exemplo: vendedor ambulante, varredor de rua, domestica, babá vendedor de geladinho e/ou vendedor de doces…

O entrevistador é quem vai julgar o grau de simplicidade ou não; e você não contar sua história com vergonha, mas com brilho no olhar e orgulho por ter trabalhado dignamente e com honestidade.

2- Motivações o que te impulso para entrar nessa empresa?

Já entrou no site da empresa e procurou alguma informação sobre a mesma. Fez uma leitura sobre a história da empresa, crença, missão e valores. Senão, o aça imediatamente, procure fontes associados, no próprio site, rede social da empresa e outros meios de comunicação. Melhor que te sobrem informações do que falte palavras na hora da entrevista.

3- Desafios que ultrapassou em alguma das experiências profissionais? 

Não faça cara de super homem ao dizer que não passou nenhuma dificuldade, porque isso é uma mentira sem tamanho; tão pouco diga que foi uma “Escrava Isaura” da vida.

OBSERVAÇÃO: As empresas não aprovam funcionário que falam mal de seus antigos serviços.

Saiba usar bem as palavras e procure termos que demonstrem seu poder de superação; passando assim para o entrevistador uma visão melhorada de sua dificuldade.

Exemplo:

“Trabalhei sozinho em um pequeno mercado. Mas independente de seu tamanho eu tinha multe tarefas, com grandes responsabilidades. O dono quase sempre não estava presente no estabelecimento e a todo momento eu tinha que tomar decisões rápidas e importantes. Era responsável por tudo desde a limpeza até a administração do local. Mas vivenciar este momento tão turbulento apenas me qualificou para outros serviços maiores.

4- Linha do tempo, breve retrospectiva de sua vida profissional.

Não comece com “era uma vez” muito menos que “tudo começou na barriga de mamãe” senão antes de concluir a frase será jogado pela janela.

Faça um resumo em sua casa, escrito e oralmente de sua vida profissional. Foque unicamente em suas experiências profissionais e apresente com entusiasmo todas suas experiências ao interlocutor.

CLICA NESSA:

PRECISO MUDAR E AGORA?

DEZ DICAS DE COMO SE COMPORTAR NA ENTREVISTA DE EMPREGO

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR VOCÊ MESMO

COMO SUPERAR O BLOQUEIO CRIATIVO – DICAS RÁPIDAS E PRÁTICAS

 

5- Qual seu defeito ?

Ao ouvir tão pergunta, ela soa com hostilidade e ao mesmo tempo receio.

Falar de si mesmo não é fácil muito menos reconhecer seu “defeito”. Parece que somos algum objeto ou utensilio doméstico.

Surpreenda o entrevistador respondendo a pergunta com a seguinte introdução: Meu ponto de melhoria é…

Isso vai demonstrar, que sim, você admite seu “defeito” mas ao mesmo tempo reconhece-o e sabe lidar com ele. Agora cuidado no qual defeito você irá citar.

Um breve exercício.

Faça uma lista com 10 “defeitos” que possui. E, depois de lista-los escreva à frente dos mesmo como tirar proveito desse defeito; ou ainda, como esse defeito te desafiou a melhorar como profissional?

6 – Qual sua qualidade? 

Não vai dizer que é o Super-man tão pouco a Mulher Maravilha, pois você pode ser acusado de plágio.

Uma dica aqui é… Caso já tenha visitado o site da empresa veja os atributos que a mesma possui e procure uma qualidade que seja compatível com sua personalidade profissional e a apresente de forma sucinta.

7- Porque devo te contratar?

Que pergunta ousada, você pensar! Mas não seja coitadinho e alto valorize-se. Diga com firmeza e humildade (cuidado com tom de voz) porque você deve sim, ser contratado. Até porque você tem qualidades que toda e qualquer empresa gostariam de explorar.

8- Qual seu diferencial dos demais concorrentes?

Caso a entrevista seja coletiva, preste atenção a apresentação a colocação dos demais concorrentes. Dessa maneira quando te perguntarem qual seu diferencial dos demais saberá responder com destaque.

9- Porque deseja trabalhar conosco?

Aqui mais uma vez você terá que provar que conhece bem a empresa na qual está interessado em trabalhar. Suas pesquisas sobre a empresa irão ressaltar neste momento.

10- Onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos?

Uma pregunta boba, mas que demonstra ao interlocutor se você é uma pessoa que planeja, almeja crescimento, busca por melhorias profissionais. Então tenha mente sua resposta.

BÔNUS:

Caso seu recrutador abra espaço para você tirar alguma dúvidas, demonstre interesse e pergunte sobre:

1- Em relação ao emprego. A posição que será ocupada.

2- Empresa. Cultura, valores projetos da empresa.

3- Equipe. Qual o perfil da equipe. Como funciona a interação delas.

Espero ter ajudado a você querido leitor. Não deixe de visitar o blog e caso tenha dúvidas ou acrescentar algo a este artigo estou disponível para ajudar e melhorar. 

Compartilha esse artigo com seus amigos nas redes sociais. Um forte abraço!

Facebook Comments
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *