Um velho conselho desobedecido!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Já dizia meus avôs: “acabou de comer, agora espera a comida assentar na barriga, depois volta para á água”.

Olá caro leitores!

Quem nunca esteve em um dia de lazer em uma piscina, ou na praia, ou até mesmo na beira de um rio. E a vontade que dava depois de comer era se jogar com a turma para brincar na água, mas de repente vinha aquela advertência dos mais velhos; que depois de comer não se devia entrar na água, mas sim  esperar um certo tempo.

Mesmo sem fundamentos científicos, pais, avôs, pessoas mais velhas, sempre advertiam aos pequenos que não se devia entrar dentro d’água pois “fazia mal”. Um conselho sério e verdadeiro.

Mesmo sem saber o significado de “fazer mal”, esse ensinamento foi passando de geração a geração, ignorando por alguns mas temidos por outros.

O que se sabia, é que os mais velhos tinham passado por situações em que os mais novos desconheciam e assim era respeitada e obedecida esse ensinamento.

Explicação cientifica

O fisiologista Turíbio Leite, coordenador do CEMAFE (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) da Universidade Federal de São Paulo, explica que o problema não é somente nadar, e sim qualquer tipo de atividade física após as refeições.

“Quando há alimento para ser digerido, o estômago precisa receber fluxo sanguíneo, mas ao fazer exercícios, o organismo passa a priorizar a distribuição do sangue para os músculos, deixando o estômago de lado”.

A nutricionista Madalena Vallinot, acrescenta:

“…o sistema nervoso simpático produz estímulos nervosos que fazem artérias e veias se contraírem, movimento conhecido como vasoconstrição.

Essa vasoconstrição aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e reduz o fluxo de sangue. Os músculos que estão sendo trabalhados também passariam a ser menos irrigados, mas os subprodutos metabólicos  produzidos após a queima de energia cancelam esse comando e causam vasodilatação, o que facilita a passagem de sangue.

Assim, se a maior parte do corpo está recebendo mensagem para cortar o fluxo de sangue e os músculos estão obtendo o comando para aumentar a demanda sanguínea, tem-se um desequilíbrio. O corpo está tirando de uma parte e dando a outra. Caso o estômago não esteja em um momento de digestão, não há problema algum em receber menos sangue por certo período.

Agora, se você acabou de se alimentar e foi fazer exercício físico, o sistema digestório e o trabalho muscular estarão competindo pelo maior fornecimento de sangue. Como resultado, algumas pessoas podem ter desconforto gástrico, refluxo e até vomitar. Além disso, podem ocorrer câimbras. Dependendo da intensidade e se o indivíduo estiver na água, há risco de afogamento. (fonte)

Falecimento de Domingos Montagner

Falecimento do ator Domingos Montagner

Neste exato dia 15 de setembro de 2016, a internet foi bombardeada pelo desaparecimento do ator Domingos Montagner. O fato se deu pela tarde de hoje exatamente depois de seu almoço. Domingos estava realizando gravações para os episódios da novela Velho Chico em Canindé de São Francisco (SE). Onde a atriz Camila Pitanga relatou claramente os seguintes passos, “que o ator teria acabado de almoçar e foi nadar no rio”.

Mesmo tendo toda agilidade da equipe de gravação da rede Globo de produções, não teve como evitar essa tragédia. Fato que levou o grande artista. Deixando uma mulher, três filhos, e muita saudade.

Aos 54 anos de idade Domingos Montagner, faleceu. Por um simples descuido. Algo tão simples e assustador. Pois o ator tinha feito uma cena onde o fora levado pelo Rio São Francisco. Ainda mais aterrorizante.

Alguns moradores do local e outras pessoas espirituais relatavam que antes de se fazer tão ato deveria pedir permissão ao rio. “Uma forma de respeito”, assim acreditavam alguns.

O corpo do ator foi encontrado a 18 metros de profundidade, 320 metros de distância do local onde estava nadando inicialmente.

Segundo o delegado Antônio Francisco Filho, o local onde ele nadava era é considerado perigoso para banho.

 

Solidariedade nas redes sociais

No Twitter chegou a ser a rastague mais usada. #DomingosMontagner. Veja alguns mensagens de solidariedade e de críticas de alguns internautas:

solidariedade nas redes sociais ao ator Domingos Montagner

 

solidariedade nas redes sociais ao ator Domingos Montagner

 

No instagram;

 

solidariedade nas redes sociais ao ator Domingos Montagner

 

solidariedade nas redes sociais ao ator Domingos Montagner

Que venhamos tomar mais cuidado. E que ninguém queira ser outro exemplo desse tipo.

Enfim, um corpo se foi, mas uma história ficou. Descanse em paz Domingos Montagner. Solidariedade a família.

Facebook Comments
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *